terça-feira, 1 de novembro de 2016

Serra Rastro da Serpente!

    A Serra Rastro da Serpente, assim como a Serra do Rio do Rastro é um teste de  habilidade para os motociclistas. São aproximadamente 1.200 curvas em 280 km.  A Serra Rastro da Serpente está localizada na SP-250 e BR 476 passando por Capão Bonito-SP, Apiaí-SP, Adrianópolis, Bocaiuva do Sul e Curitiba.
Serra Rastro da Serpente
Depois de estudar o percurso, optamos por fazer o trajeto a partir de Capão Bonito-SP até Curitiba. Para chegar até lá escolhemos seguir para Londrina-PR, passar por Assaí, Ibaiti, Itararé e chegar em Capão Bonito, isso no primeiro dia.
No dia 02/11/2016, logo de manhã seguimos para Londrina e depois Assai. Quando chegamos no trevo de Jadaizinho, observamos uma lanchonete/restaurante com algumas motocicletas ao seu redor e como era perto do meio dia, resolvemos parar ali e comer. Foi uma ótima escolha. Recomendo aos amigos, vale a pena dar uma parada no Recanto das Águas.
Recanto das Águas - Trevo de Jataizinho/Assaí-PR

Um pouco antes de sair, observamos que o tempo havia mudado e ameaçava chover. Pegamos a moto e seguimos passando por Assai seguindo rumo a Ibaiti. Ocorre que no caminho, antes de chegar em São Jeronimo da Serra, o vendo aumentou formando nuvens vermelhas de poeira vindo das áreas agrícolas, cobrindo toda a estrada, em seguida começou uma forte chuva dificultando totalmente a visão. Galhos de árvores voavam sob nossas cabeças e a chuva intensificava mais o que me levou a procurar um abrigo. Paramos no portal na entrada de São Jeronimo e ficamos aguardando o temporal passar.
Portal da Cidade

 Quando a chuva deu uma trégua, seguimos em frente, mas, depois de percorrer alguns quilômetros, novamente a chuva e o vento aumentaram e tivemos que procurar outro abrigo, era impossível continuar. Desta vez foi uma parada de ônibus com uma pequena cobertura que serviu como refugio. Ficamos ali aguardando o tempo melhorar para continuar nosso trajeto. Aquela altura já estávamos encharcados e o tempo esfriou, bem, isso faz parte da viagem de motocicleta, frio, calor, chuva... estamos em contato direto com a natureza. Faço aqui a seguinte observação. Esta região, para mim, é desconhecida e assim, tivemos algumas dificuldades com o trajeto e acabamos errando a estrada em um trecho depois de passar por Ibaiti e segui para Jaquariaiva. Com tudo isso, acabamos mudando nossos planos que era chegar até Capão Bonito naquele dia. Estava escurecendo, chovendo e frio, assim resolvemos parar em Itararé já no Estado de São Paulo. 


Hotel Itararé - Itararé-SP

No dia seguinte, após tomar um ótimo café da manhã no Hotel Itararé, pegamos a estrada. O tempo permanecia nublado e nossas roupas, apesar de serem ditas "impermeáveis" ainda estavam úmidas. Seguimos em uma excelente rodovia, que apesar de pedageada, motocicletas não pagam, passamos por Itapeva e depois Capão Bonito.

Rod. Francisco Alves Negrão

Chegamos cedo em Capão Bonito, fomos até o Portal Rastro da Serpente BR-250, onde tem uma lanchonete temática que ainda estava fechada. Tiramos algumas fotos, tomamos um café no posto de gasolina ao lado e partimos.
Portal Rastro da Serpente - Capão Bonito-SP

Portal Rastro da Serpente - Capão Bonito-SP
Agora sim, estávamos literalmente rodando na Serra Rastro da Serpente, mas logo na saída para Apiaí percebemos que havia grande movimentação de máquinas e caminhões que faziam a reforma da rodovia. A estrada esta com seu leito sem asfalto em vários pontos, apenas com cascalho o que é ruim para aqueles que possuem motos custom. Seguimos até Apiaí fazendo muitas curvas,  com muito cascalho, lama e chuva.

Apiaí-SP - Portal Rastro da Serpente

Logo na entrada de Apiaí paramos no Portal Rastro da Serpente Br-476, tiramos algumas fotos e seguimos até um posto de gasolina para abastecer a moto e procurar um local para comer. Perguntamos para o frentista do posto sobre algum restaurante e ele nos informou sobre o Restaurante do Grego, local frequentado por motociclistas que passam por ali.
Restaurante do Grego - Apiaí-SP
Depois de Apiaí pude notar que a qualidade da estrada melhorou bastante e assim seguimos fazendo curvas uma atrás da outra, passamos por Adrianópolis, Bocaiuva do Sul e finalmente Curitiba. Foi um ótimo passeio.





Um comentário: